top of page

Píxeis (monitores; visualização do monitor)

  • vascoaraujo3
  • 25 de fev. de 2016
  • 1 min de leitura

Os monitores LCD/monitores de ecrã plano substituíram os monitores CRT, porque são mais leves e finos.

A definição é o número de pontos (pixel) que o ecrã pode afixar.

É necessário não confundir a definição do ecrã e a sua dimensão: um ecrã de uma dimensão dada pode afixar diferentes definições. Não obstante, normalmente os grandes ecrãs possuem uma melhor definição.

O dot pitch é a distância que separa dois luminóforos; quanto mais esta é pequena, mais a imagem é precisa.

A resolução de monitores indica o número de pontos (ou píxeis) que compõem a imagem que aparece na tela. Uma tela com 1366 x 768 mostra 1366 pontos em cada uma das 768 linhas do monitor, ou seja, 1.049.088 pontos.

Ao aumentar o valor de pontos por polegada (PPP), está a melhorar a visualização e a resolução do monitor: os itens aparecem mais nítidos e com um tamanho menor. Concluindo, com uma maior quantidade de píxeis na tela, os objetos pequenos tornam-se mais visíveis, nítidos e definidos (embora o olho humano tenha um limite para identificar a definição de detalhes).

A resolução nativa corresponde ao número total de píxeis de uma tela, contados na horizontal e vertical. Pixel é cada ponto que emite uma luz colorida ou branca.

Concluindo, a qualidade da definição de um monitor depende da relação entre o número de pontos por polegada (ppi), a sua resolução nativa e o tamanho do monitor.



 
 
 

Comments


Vasco Araújo

12º Ano 

Aplicações Informáticas B

bottom of page