Modelos de cor (RGB; CMYK)
- vascoaraujo3
- 25 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Como é que as cores podem ser diferentes? E por que é que a impressão fica ligeiramente diferente do que vemos na tela do computador? Nem todas as cores são reproduzidas da mesma maneira quando transferidas do computador para o papel. Isto é porque há dois padrões de cores utilizados: o CMYK(cores-pigmento) e O RGB(cores-luz), o primeiro baseado em pigmentos e o segundo em luz.
CMYK: este sistema é baseado em pigmentos e divide as cores que originam o pixel de uma imagem em: cyan (ciano ou azul claro); magenta; yellow (amarelo); key ou black (preto). Cada pixel tem cada um destes quatro pigmentos. É utilizado na indústria gráfica (impressão de materiais-fotos, livros,revistas,cartazes). O cartucho de tinta colorida tem um desenho com três círculos (representam as letras C, M e Y). As impressoras convencionais, “domésticas”, também utilizam este sistema, não sendo apenas as grandes gráficas. A soma de todas estas quatro cores é o preto, sendo o branco a ausência destas. É também utilizado quando se pretende estampar uma imagem numa “t-shirt” ou nos cartazes “outdoor”. A proposta CMYK reproduz da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espetro visível. Ao usar um editor de imagens como o “Photoshop”, o tom de cada cor recebe um número de 0 a 100.

RGB: por outro lado, este sistema baseia-se em luz para criar as cores e divide as cores que formam o pixel em: red (vermelho); green (verde); blue (azul). Um pixel tem uma quantidade de luz das cores vermelha, verde e azul. Somam-se estas luzes (cores) com a finalidade de se criarem cores novas. A soma de todas estas três cores é o branco, sendo o preto a sua ausência. Isto acontece porque se, por exemplo, iluminarmos uma parede com as luzes vermelha,verde e azul sobrepostas, veremos a cor branca. Se, por outro lado, a parede não tiver nenhuma luz, a sua cor será preta. É utilizado em dispositivos que utilizam a luz como cor, como é o caso das câmaras fotográficas, dos computadores ou das televisões. Os valores para se alterar o tom de cor neste sistema é de 0 a 255. Concluindo, a principal proposta do RGB é reproduzir cores de maneira fiel em monitores de TV ou de computador.

Comments